Repórter mirim fala sobre riscos ambientais em Juiz de Fora: 'O planeta é como uma grande casa e precisamos cuidar'
10/10/2025
(Foto: Reprodução) Repórter mirim aborda a preservação ambiental e os riscos de queimadas no Morro do Cristo, em Juiz de Fora
Sidney Euclides/TV Integração
O estudante Gustavo Capute, de 10 anos, foi o Repórter Mirim da semana no MG1. Ele visitou o Morro do Cristo, um dos pontos turísticos mais conhecidos de Juiz de Fora, para falar sobre a importância da preservação ambiental. Aluno do Colégio Balão Vermelho, o menino abordou temas como queimadas, desmatamento e conservação da natureza.
Em meio às trilhas, Gustavo explicou, de forma acessível, a relevância do local, que abriga árvores nativas, aves e outros animais.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp
Também mostrou como as queimadas, muitas vezes causadas por descuido ou irresponsabilidade humana, afetam o meio ambiente e colocam em risco tanto os animais quanto os moradores das proximidades.
“O planeta é como uma grande casa. Se quisermos viver bem, precisamos cuidar desse lugar. Nada de colocar fogo em terrenos, jogar bituca de cigarro por aí ou desmatar”, disse.
Em entrevista ao Corpo de Bombeiros, Gustavo observou atentamente galhos queimados na mata e questionou o tenente Lucas Campos Raimundo sobre os sinais de incêndios florestais.
O militar também apresentou ao jovem repórter os equipamentos usados no combate às chamas, como abafadores, mochilas costais e sopradores.
Gustavo entrevistou o tenente Lucas Campos Raimundo, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
Sidney Euclides/TV Integração
Efeitos ambientais vão além do fogo
Para entender os efeitos dos incêndios na fauna e na flora, Gustavo entrevistou a bióloga Drielli Selleri, que explicou os danos causados aos animais e à vegetação, além das consequências indiretas, como a alteração no ciclo da água e na qualidade do ar.
"A gente tem que compreender que esses ambientes preservados, conservados, essa manutenção dessas áreas verdes é importantíssima para o meio ambiente como um todo. Nós fazemos parte desse meio ambiente, então tem a regulação da temperatura, do volume de chuvas. Então é muito importante a gente manter essas áreas preservadas para a saúde de todos nós", afirmou a especialista.
ASSISTA TAMBÉM: Meio ambiente é tema esquecido em Juiz de Fora
Meio ambiente é tema esquecido em Juiz de Fora
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes