Mineradora chilena encontra corpos de mais dois trabalhadores que ficaram presos em mina após terremoto
03/08/2025
(Foto: Reprodução) Terremoto provocou desabam,ento em mina subterrânea de cobre, no Chile
Reprodução/USGS
A mineradora de cobre chinela Codelco informou neste domingo (3) que mais dois trabalhadores que haviam ficado presos em sua mina El Teniente foram encontrados mortos. Com isso, subiu para quatro o número total de fatalidades causadas por um desabamento na semana passada.
O incidente aconteceu na tarde de quinta-feira, após um tremor, de magnitude 5, ter atingido uma nova unidade Andesita da mina, localizada em Machalí. Uma pessoa morreu no momento do desabamento e outras cinco estavam desaparecidas — desse total, três já morreram e duas ainda não foram encontradas.
Ainda segundo a empresa, outras nove pessoas que trabalhavam na mina ficaram feridas. Equipes de resgate ainda trabalham para acessar a área desabada e já limparam 24 metros de passagens bloqueadas em El Teniente, enquanto tentam chegar à área onde os demais trabalhadores devem estar.
A mina "El Teniente" é a maior mina subterrânea de cobre do mundo e o Chile é o maior produtor mundial do metal essencial para fiação elétrica, motores e geração de energia renovável.
Operário funde cobre na mina El Teniente, a maior mina subterrânea de cobre do mundo, localizada em Machalí, perto de Rancagua, no Chile, em 2 de abril de 2025
RAUL BRAVO / AFP
Terremoto seguido de tsunami atinge a Rússia; tremor é o 6º mais forte da história