Gabriel Farrel saltou de paramotor a cerca de mil metros e chegou a acionar o paraquedas
17/09/2025
(Foto: Reprodução) Com mais de 60 mil seguidores, Gabriel Farrel postava vídeos de saltos e empreendedorismo
O salto que terminou com a morte do empresário Gabriel Farrel, no último domingo (14), foi feito a cerca de mil metros de altitude a partir de um paramotor (entenda abaixo o que é) pilotado por um amigo. A decolagem se deu no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Sudoeste do Rio.
O g1 apurou que testemunhas já foram ouvidas, e que Farrel chegou a acionar o paraquedas, mas não houve o amortecimento esperado da queda. Ele chegou a ser levado para o Hospital Lourenço Jorge, mas não resistiu.
A polícia fará perícia para concluir se houve falha no equipamento ou se o empresário acionou o paraquedas muito perto do solo.
➡️ Paramotor é uma espécie de versão motorizada do parapente – asa inflável semelhante a um paraquedas. O motor tem uma hélice e fica geralmente preso às costas do piloto como uma mochila. A decolagem costuma ser feita como a de um pequeno avião. Ainda no solo, o piloto acelera – o equipamento tem rodas – até que, com a velocidade e a resistência da asa, a aeronave levanta voo.
Gabriel Farrel saltou de um paramotor como esse da foto
Reprodução/Instagram
Em suas redes sociais, Gabriel costumava postar vídeos deste mesmo tipo de salto radical. Ele saía do solo com pés apoiados na estrutura do paramotor, com um amigo pilotando.
Ao chegar à altitude desejada, se lançava no ar em queda livre, até acionar o paraquedas.
Em um post, ele pula de um paramotor com outros dois amigos paraquedistas – além do piloto – e brinca: "Os bastidores do salto no estilo filme E.T. 👽1 Ideia + Paramotor + 4 aventureiros".
Vídeo mostra como Gabriel saltava de um paramotor
Reprodução/Instagram
Amante de esportes radicais e criador de franquia: quem era Gabriel Farrel
'Ele ama isso. Isso é o que conforta a gente', diz primo
No velório de Gabriel Farrel, na segunda-feira (15), parentes e amigos fizeram questão de lembrar que o empresário morreu fazendo o que amava. Mais de uma centena de pessoas foram se despedir do amigo e familiar, definido por quem o conhecia como uma pessoa de bem com a vida, alto astral, divertida, entre outras qualidades
"Gabriel estava fazendo aquilo que ele amava. Gabriel salta há algum tempo, ele ama isso. Isso é o que conforta a gente. Vinha em um momento feliz e fazendo o que amava. A família está muito tranquila quanto a isso, a gente só não está tranquilo com a falta dele daqui pra frente", disse o primo Marcelo Farrel.
Uma camisa foi feita em homenagem a Gabriel, com frases que costumava dizer como “bora viver!”.
"Ficam aqui todas as memórias lindas que o Gabriel deixou, principalmente de princípio de vida, de levar a vida com leveza, de aproveitar todo dia, ser feliz todo dia. Esse é o Gabriel."
Gabriel Farrel se segura a um paramotor para levantar voo e saltar de paraquedas
Reprodução
Gabriel Farrel
Reprodução
Gabriel Farrel
Reprodução